Promover impacto social por meio de ações culturais, educacionais e ambientais. Esse é o compromisso da Cinear Produções, empresa mineira de atuação nacional que, desde 1994, investe no relacionamento com as comunidades.
Promovemos formações em diversas áreas do conhecimento a partir das necessidades observadas em cada território, buscando aliar o ensino de novas práticas e a valorização das tradições, saberes e fazeres locais. Todo o processo é registrado e exibido no início da sessão de cinema ao ar livre, como forma de celebrar o encerramento das atividades do projeto e o encontro de pessoas e de ideias.
Os projetos realizados pela Cinear Produções buscam promover impacto social por meio de ações culturais, educacionais e ambientais pelo interior do Brasil. Desde a sua criação, a Cinear já rodou mais de 300 mil quilômetros, por 13 estados brasileiros, e realizou mais de 2000 formações e mais de 700 exibições de filmes ao ar livre.
Antes do início de cada projeto é feita uma pesquisa sobre a história e a cultura dos moradores e da comunidade, com a perspectiva de criar um registro das tradições, saberes e fazeres locais, com uma base de dados que contempla texto, áudio, fotos e vídeos.
A partir do resultado desta pesquisa, a equipe planeja e realiza formações em várias áreas do conhecimento a fim de atender as demandas das comunidades. Todas as ações são registradas.
As comunidades contempladas pelo projeto recebem também uma sessão de cinema ao ar livre, aonde é exibido todo o trabalho realizado com a comunidade, além de curtas e longas-metragens sobre diversos temas. A sessão de cinema é um momento de encontro e celebração do encerramento das atividades do projeto.
Os participantes dos cursos têm acesso a uma plataforma digital onde podem tirar dúvidas sobre os conhecimentos aprendidos e se conectar com outros participantes, criando assim uma rede de cooperação e troca de experiências.
Somos uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de diversas áreas do saber. A formação da equipe está diretamente relacionada às necessidades do projeto a ser realizado.
Clique nos nomes para ler a mini bio
Formado em Administração de Empresas e pós graduado em Marketing pela FUMEC. Trabalhou na Manduri 35 Cinematográfica, em SP, na Rádio Geraes FM, em BH. Em 1994, criou a Cinear e, desde então, realiza projetos culturais, sociais e educacionais pelo Brasil.
Formado em Jornalismo pela UFRJ, André Teixeira trabalhou no jornal O Globo, como repórter-fotográfico e editor de Fotografia, e foi correspondente da revista Photo Magazine. Desde 2015 atua com redator e roteirista.
Graduado em Desenho Industrial, na Itália, com extensão pela Universitat Politècnica de València, na Espanha. Tem experiência em Design Gráfico, com passagem em estúdios em Turim e Belo Horizonte. Atuou em projetos de Concept Design e Design Estratégico, na Suécia.
Formado em Jornalismo, fez reportagens fotográficas para diversos jornais e revistas no Brasil. Publicou 2 livros sobre resgate de ofícios e manifestações culturais para a FAOP e o Sebrae, além de exposições coletivas e individuais. Coordenador e professor de oficinas de fotografia.
Graduado em Direito e pós graduado em Marketing pela PUC-MG, pós graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Coordenador e produtor nos projetos da Cinear.
Formada em Jornalismo pela UFMG e mestre em Escrita Criativa pela Universidade de Sevilha, na Espanha. Atuou como repórter freelancer nos temas jornalismo de viagem, meio ambiente e política. Trabalha com produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa.
Graduado em Design de Produto pela Fumec. Fotógrafo, cinematógrafo e editor. Participou de diversos projetos na Cinear, dedicando-se ao registro das atividades, à inserção de legendas e realização de traduções para o inglês.
Antropóloga, mestre em Antropologia Social pela UFMG e doutoranda em Educação pela mesma universidade. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos em Populações Quilombolas e Tradicionais (NuQ) da UFMG desde 2006.
Formado em Eletrônica e Informática pelo Cotemig. Iniciou os trabalhos com projecionista aos 14 anos, em João Monlevade. Em BH, trabalhou em diversos cinemas, entre eles o Cine Belas Artes e o Mis Cine Santa Tereza. Na Cinear, exerce as funções de projeção, técnico de som e manutenção dos equipamentos de áudio e vídeo.
Formada em Psicologia pela UFMG, mestre e doutora em Estudos Literários, pela mesma universidade. É psicanalista e tem artigos publicados em várias revistas de psicanálise, muitos destes voltados para o cinema, literatura e demais artes. Atua na área de atendimento clínico e pesquisa.
Relações Públicas especialista em Comunicação Digital. Nos projetos da Cinear, desenvolve funções de criação de conteúdo para site e redes sociais. Trabalha como Analista de Marketing de Performance e Consultora de Marketing.
Formada em Comunicação Social (UFMG). Trabalha com montagem de filmes e câmera e , nos últimos anos, tem atuado com projetos documentais. No Cinema no Rio São Francisco, participa na produção e edição de curtas.
`{` Em memória `}`
Graduada em Estudos Sociais, com habilitação em Geografia pela PUC-MG. Desde 2007, na Cinema no Rio São Francisco, atua no planejamento, execução do projeto e pesquisa de hábitos culinários. De 2007 a 2016, foi instrutora de artes manuais (bordado, corte e costura) no Aglomerado do Cafezal.
Formada em Publicidade e Propaganda pela PU-MG. Atua como cinegrafista e editora freelancer desde 2010. Na Cinear, participou do registro de imagens e realização de documentários.
Desde 2005 é produtor executivo da Cinear Produções, atuando no planejamento, execução e finalização de projetos. Trabalhou na Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de BH como monitor de inclusão - assessoria de comunicação
Formada em Jornalismo e especializada em Comunicação Digital pela PUC-MG. Trabalha como analista de comunicação online no Instituto Inhotim. Atua como repórter freelancer nas áreas de cultura e direitos humanos.
Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Newton Paiva. Atua na Cinear na captação de recursos, produção e planejamento dos projetos.
Formada em Jornalismo pela UFMG e mestre em Antropologia pela mesma universidade. Tem experiência de pesquisa nas áreas de antropologia, design, cinema, música e patrimônio. Dirigiu um documentário sobre memória dos batuques do Rio São Francisco. É integrante do Grupo de Pesquisa em Sistemas Sígnicos no Design da UFMG.
Formada em Jornalismo pela UFMG. Nos projetos da Cinear, atuou como assessora de comunicação e assistente de produção. Tem experiência como produtora de rádio e educadora social
Formada em Jornalismo pela PUC-MG, trabalhou como fotógrafa em eventos esportivos no Brasil e no exterior. Também realizou cobertura fotográfica de eventos culturais. Registra fotos de estudantes em intercâmbio durante viagens por várias regiões do Brasil, países da América do Sul, Estados Unidos e Europa.